Partindo do princípio de que o conhecimento é construído, obtido de forma gradativa e significativa, pode-se afirmar que o ambiente de aprendizagem influencia muito nesse processo. Assim, o professor é o mediador na sala de aula, e tem um papel que pode definir todo o processo de ensino e aprendizagem.
Os questionamentos feitos cotidianamente em sala de aula, até podem ter um objetivo pedagógico, porém muitas vezes se transformam em algo rotineiro e passam sem que o professor se atente para a qualidade desse meio de condução da aprendizagem, tornando-os sem significado para o aluno, ficando sem espaço para dúvidas realmente importantes, e à novas descobertas sobre o assunto trabalhado.
É importante ainda no nosso planejamento pensarmos sobre que tipo de questionamentos iremos fazer na aula, para que o aluno procure respostas. Assim, o mediador vai problematizando o conteúdo e buscando novas alternativas de aprendizagem, partindo do próprio conhecimento prévio dos alunos.
Quanto a minha experiência docente, identifico com os tipos de questionamentos desafiadores e exploratórios, porém as vezes apenas uma pergunta para chamar a atenção de alunos distraídos muda todo a forma que estava sendo trabalhado o conteúdo, e acaba chamando a atenção de todos os alunos. Atualmente trabalho em uma turma de Educação Infantil, com crianças de 5 anos de idade, e as perguntas se tornam ainda mais frequentes e questionadoras, e o interessante é que nunca fico sem respostas, pois o conhecimento prévio que trazem de casa influencia muito nesta etapa inicial da vida escolar. É sempre muito interessante as descobertas que os alunos fazem, dessa forma o meu papel como mediadora é essencial para que se torne uma aprendizagem significativa.
Contudo, é de fundamental importância que os questionamentos feitos pelos professores sejam sempre com o objetivo de fazer com que o aluno pense, busque, crie, pesquise para obter um raciocínio lógico sobre o tema e saiba debater sobre ele e utilize em sua vida.
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