ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR
TAQUARUÇU / PALMAS - TO
PLANO DE AÇÃO METODOLÓGICA - UCA
Planejamento de uma atividade usando programas ou software do laptop.
Turma:________________________________________________________________________
Professor (a):___________________________________________________________________
TEMA: LEITURA E ESCRITA
I- Nível/Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
II- Público alvo: 2º ao 5º ano
III- Disciplinas:
Língua Portuguesa: leitura e produção de textos.
Arte: desenhos e cores.
História: pesquisa via internet sobre a cultura e identidade da cidade de Palmas e do Distrito de Taquaruçu.
Geografia: referência geográfica do Distrito de Taquaruçu e Palmas – TO.
Ciências: a importância da preservação do meio ambiente e a conservação do ecoturismo local.
Matemática: buscar e compreender a linguagem matemática no dia a dia e sistematização de dados estatísticos.
Socialização: apresentação de trabalhos individual ou em grupos.
IV- Objetivo Geral: Elevar o nível de aprendizagem do alunado, nas diversas áreas do conhecimento priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação..
V- Objetivos de aprendizagem:
1 Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
2. promover em sala de aula a prática de produção de textos, favorecendo o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
3. Promoção de ações que estimulem o interesse dos alunos pela utilização dos laptops e internet existentes, disseminando o potencial desse espaço nas escolas onde o processo de construção do conhecimento está ativo.
4- Incentivar a produção de textos que aliados aos desenhos produzidos pelos alunos serão expostos em varal no pátio da escola.
5. Incentivar os bons hábitos de preservação do meio ambiente e do ecoturismo local.
VI- Etapas das atividades:
1ª AULA
1º momento- O professor (a) apresentará aos alunos os recursos a serem usados na aula, e o objetivo do trabalho, fazendo uma introdução contextualizada com o cotidiano dos alunos. Deve expor que a leitura e a escrita está presente em todos os aspectos da nossa vida e que a nossa realidade enquanto Distrito de uma Capital é de refúgio ecológico e por isso deve ser preservado.
2º momento- O professor (a) disponibilizará aos alunos os laptops e a escola deve ter acesso a internet, onde os mesmos utilizarão esse recurso para pesquisarem sobre a cidade de Palmas-TO e Distrito Taquaruçu. O professor deve mediar a leitura concentrada afim dos alunos interpretarem o conteúdo exposto.
3º momento - Os alunos irão produzir textos (utilizando o KWord) baseados na pesquisa online sobre o conteúdo proposto anteriormente, inserindo desenhos utilizando o TUX PAINT no laptop.
4º momento- Deverão salvar em uma pasta nos Documentos com o título: A realidade de Taquaruçu. (E posteriormente enviar o arquivo por e-mail para o professor como anexo - Anos Finais do Ensino Fundamental).
2ª AULA
1º momento- O professor deve elaborar juntamente com os alunos um questionário sobre a identidade cultural de Taquaruçu, a importância do papel da comunidade na preservação dos costumes e do pólo ecoturístico no Tocantins, etc. Este deve ser feito conforme as idéias dos alunos e discussão no grupo.
2º momento- Todos devem digitar o questionário no laptop e salvar na mesma pasta da atividade anterior com o título: Questionário. O professor deve discutir com os alunos sobre o objetivo deste trabalho, que é ir à campo pesquisar sobre a realidade atual do ecoturismo de Taquaruçu, assim como sua identidade cultural e turística.
3º momento- Pesquisar sobre as coordenadas geográficas do Distrito de Taquaruçu, clima, temperatura, vegetação, rios, córregos, população, principal fonte de renda, etc. Esta pesquisa tem o intuito de acrescentar no relatório final da pesquisa campo.
3ª AULA
1º momento- Após a pesquisa a campo com antigos moradores, turistas, donos de pousadas, freqüentadores de cachoeiras, líderes que se destacam na comunidade, etc. os alunos deverão produzir um relatório baseado no questionário elaborado. Os dois textos produzidos deverão ser comparados e se apresentarem erros de ortografia será mediada a reescrita dos mesmos.
2º momento- O material produzido deverá ser publicado no BLOG da escola, ser impresso e exposto no pátio da escola em um varal para a socialização das respectivas produções dos alunos.
3º momento- Seminário na sala de aula para apresentação dos trabalhos através de slides, cartazes, literatura de cordel, poesia etc.
VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
- Laptop educacional, papel A4, barbante, clipes, impressora, mapas, revistas, câmera fotográfica etc.
VIII- Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
· Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, na comunidade e em outros contextos relevantes para sua vida.
· Conhecer como utilizar a ferramenta disponível (Laptop);
· Desenvolver a leitura e a escrita de textos.
IX- Habilidades
· H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação;
· H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação considerando a função social desses sistemas;
· H21- Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino;
· H22- Comunicar-se à distância por meio de telemática;
· H23- Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
X- Avaliação
· Será observado a participação e o interesse do aluno na produção da atividade;
- A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
- Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletiva.
X- Referência Bibliográficas:
· Revistas
· Livro Didático
· Sites de busca
Nenhum comentário:
Postar um comentário